Haras Engenho apresenta animais que serão leiloados no dia 22 de julho

O Haras Engenho será palco no dia 22 de julho, a partir das 13h, de mais um grande leilão de coberturas, óvulos, embriões e excepcionais cavalos da raça árabe. Alguns dos animais que serão colocados a venda, do plantel do criador Laucídio Coelho Neto foram apresentados a potenciais compradores em evento realizado no último sábado na sede do criatório, no município de Maracaju.

Laucídio Coelho Neto e convidados irão ofertar o que há de melhor no País em animais de excelente performance, força, agilidade e beleza. No evento, que está em sua terceira edição, serão leiloados 28 animais, 14 deles do plantel do Haras Engenho, que também irá ofertar embrião e coberturas do garanhão Thee Apprentice.

Além dos animais do Haras Engenho, serão leiloados exemplares dos criadores Alexandre Puga de Barcelos, Marco Túlio Dias Lopes Filho, Mauro Luiz Barbosa Dódero, Moacyr de Almeida Filho, Benedito Morato do Amaral, Francisco Vilaró Carrasco, Humberto Florezi, Leonardo Dias Moreira de Abreu e de Osmar Ferreira Dutra, bem como dois animais do Haras Vila dos Pinheiros.

“Os nossos amigos e demais convidados terão mais uma excelente oportunidade de conhecer e adquirir o que há de melhor na raça, sinônimo de robustez e inteligência, com aptidão natural para a lida no campo e ainda docilidade e agilidade para o esporte e o lazer”, disse Laucídio Coelho Neto, que há 42 anos investe na criação desses animais.

Ao final da apresentação dos animais – feita pelo médico veterinário Paulo Zandavalli –, juntamente com a esposa Inês, Laucídio Coelho recebeu os convidados para um almoço na sede da propriedade.

Opinião dos convidados
 – Um dos convidados para o leilão é o criador Marco Tulio Dias, que ofertará dos animais. Há 9 anos trabalhando com a raça árabe em Campo Grande, no Haras Imagem, essa será a sua primeira participação em eventos do Haras Engenho, cujo trabalho já conhece. “O Haras Engenho é o esteio da raça árabe em Mato Grosso do Sul e é quem dá o norte para os demais criadores, nos quais me incluo”, destacou.

Já Moacyr de Almeida Filho, que há muitos anos é parceiro do Haras Engenho em leilões, enduros, provas de laço e Cross Country, disse que este um excelente momento para os animais da raça árabe. “Temos recebido ligações de pessoas interessadas nesses animais de cidades como Coxim, Rio Verde e Campo Grande. Isso não acontecia com a freqüência de hoje, o que é bastante positivo”, argumentou.

Por sua vez, Mauro Luiz Barbosa Dódero, que participou dos leilões anteriores do Haras Engenho e que há seis anos cria cavalos árabes em Campo Grande, concorda com o argumento de que a procura pela raça vem aumentando, apesar da desinformação que as pessoas têm a respeito desse tipo de animal.

“O cavalo árabe é bastante dócil, excelente para o trabalho e esporte, e muitos profissionais de laço comprido têm optado por exemplares da raça, que tem se apresentado bem inclusive em novas modalidades, como o Ranch Shorting”, disse Mauro Dódero.

Para Eduardo Augusto Barcellos, que utiliza exemplares da raça árabe para o trabalho em sua propriedade em Sidrolândia, a beleza, vivacidade, aptidão e sobretudo a resistência são os principais predicados desses animais, “cujas qualidades foram difundidas graças ao trabalho do Laucídio Coelho Neto no Haras Engenho”, ressaltou.

Opinião semelhante foi externada pelo criador Alexandre Barcelos, que também participou das edições anteriores do Leilão do Haras Engenho. Para ele, Laucídio Coelho Neto é hoje referência nacional na criação do cavalo árabe e o primeiro em Mato Grosso do Sul.

Por conta disso, argumenta, o sucesso do evento é garantido, principalmente, em função da indiscutível qualidade dos produtos leiloados. “Todos os animais colocados a venda são minuciosamente selecionados, tanto os do Haras Engenho quanto os dos convidados”, finalizou.