Haras Engenho sediou Campeonato Nacional Potro do Futuro da raça árabe

O Haras Engenho foi palco no dia 29 de outubro da terceira edição do campeonato nacional Potro do Futuro de Laço Comprido Técnico, edição 2016. As provas aconteceram no município de Maracaju e reuniram criadores da raça árabe e dezenas de atletas.

De acordo com Laucídio Coelho Neto, proprietário do Haras Engenho e um dos grandes criadores e incentivadores da difusão da raça, foram reunidos no evento os melhores exemplares do cavalo árabe no País.

No total foram 40 inscritos, que disputaram as provas nas categorias aberta e amador. Na categoria aberta regional, o grande campeão foi o cavaleiro Hercílio Ribeiro Neto, que montou Hylari Apprentice, de propriedade do criador Laucídio Coelho Neto.

O vice-campeão foi Anderson Cabral, que disputou a prova montando Fergie MTJ, de propriedade de Marco Túlio Lopes.

Já na categoria amador, também regional, o grande campeão foi Gustavo Zandavalli, que montou Sohayla Apprentice, seguido do cavaleiro Paulo Zandavalli, que disputou a prova e conquistou o vice-campeonato montando Varecay Apprentice. Ambos os animais são de propriedade de Laucídio Coelho Neto.

No Campeonato Nacional, categoria aberta, o primeiro lugar ficou com o cavaleiro Anderson Cabral, que montou Zakiá, de propriedade do criador Luiz Moreira. A segunda colocação ficou com o cavaleiro Adilson Vitorino, que montou Anky el Dinar, do criador Laucídio Coelho Neto.

Ainda no Campeonato Nacional, categoria amador, a primeira colocação foi conquistada pelo cavaleiro Gustavo Zandavalli, que concorreu com Sohayla Apprentice, sagrando-se em segundo lugar o cavaleiro Paulo Zandavalli, que montou Varecay Apprentice.

Segundo Laucídio Coelho Neto, as várias modalidades esportivas nas quais os animais da raça estão inseridos “confirmam a qualidade da raça árabe, principalmente no que diz respeito ao interesse pelo trabalho e coragem sem igual”.

Dentre os esportes eqüestres, o laço comprido é a modalidade mais difundida no País na atualidade. São mais de 100 mil laçadores federados em suas respectivas associações estaduais e mais de 200 mil cavalos treinados para essa habilidade.

Os animais da raça árabe estão cada vez mais presentes nesse tipo de modalidade esportiva.